Maestros de
palmo e meio

Música para bebés

O delicado e fascinante universo do bebé está aberto à música enquanto estímulo e enquanto desafio do silêncio e de todos os outros sons – e ruídos. Esta é a faixa etária em que a Academia de Música de Coimbra lança os fundamentos mais intuitivos que o reino musical pode oferecer, no sentido de envolver o bebé na musicalidade do mundo. O trabalho a desenvolver está focado, como é natural, nessa estimulação, e convoca os laços maternais e paternais para funcionar como abraço. O contacto com a música, em variadas facetas, permitirá o lento mergulhar na própria voz humana como instrumento e nas sonoridades que o professor eleger como modelares. Daqui espera-se um saldo gratificante para pais e crianças – sendo o professor, por excelência, o pivot atento, e não menos intuitivo, das sessões. 

0 – 3 anos

à procura da música

À PROCURA DA MÚSICA destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos. A sua base pedagógica está vocacionada claramente para a correlação, para nós evidente, entre a aquisição de competências linguísticas e o papel que a música pode desempenhar nesse processo. A coordenação de sons e o contacto com sonoridades várias é altamente recomendável nesta fase do desenvolvimento da criança, na medida em que a facilidade com que absorve as expressões do mundo e da vida ditará uma espécie de naturalização da música enquanto presença no seu percurso. Cria-se, assim, uma base, quer para um futuro desenvolvimento musical, quer para a criatividade enquanto motor e cenário para uma vida humanamente mais rica. Procura-se ainda a música, mas o ponto de partida é um porto – seguro pela essência preparatória desta disciplina. Pois não é a curiosidade o começo de todas as descobertas?

3 – 4 anos

Crescer com música

Esta categoria visa dar continuidade aos valores da disciplina imediatamente anterior, com a particularidade de, agora, CRESCER COM MÚSICA, que se destina a crianças com 4 e 5 anos, apostar numa já possível interacção maior entre o professor e o aluno. O que marca uma diferença significativa: é já possível desenvolver uma consciência dos sons e, por isso, transformar a música numa presença que não é apenas da ordem da procura, mas, sobretudo, da ordem da cumplicidade. O aluno será já capaz de passar da percepção à compreensão e encontrar a música e na música um momento que, jamais perdendo a sua faceta lúdica, é, acima de tudo, um encontro da criança com os seus sentidos e com o seu poder de criação. A criança não assume apenas um papel passivo, mas espera-se que actue como parte integrante do universo musical, do qual sabe agora fazer parte. Ela cresce com a música porque descobre que os sons crescem e se tornam música também através da sua criatividade. Quem quer fazer a música crescer?

4 – 5 anos

À descoberta do instrumento

Seja ou não verdade que o instrumento escolhe o músico, certo é que tal passa a ser possível em potência se se colocar à disposição do aluno toda a riqueza instrumental. A Academia de Música de Coimbra oferece, assim, a quem desejar ter uma experiência, prévia e multifacetada, de contacto com os diversos instrumentos musicais, uma modalidade singular e preciosa, na medida em que abre caminhos, tanto aos mais hesitantes, tanto aos que se apresentam com instrumento escolhido: o programa À Descoberta do Instrumento. Mesmo para os mais decididos, como garantir que, depois de baterem à porta, não descobrem que os instrumentos escolhem os alunos? O programa À Descoberta do Instrumento da Academia de Música de Coimbra aposta, assim, na liberdade  e no espicaçar da dúvida. Já sabes que instrumento aprender… ou queres saber se algum deles te elege como seu aprendiz?

5 anos em diante

JARDINS DE INFÂNCIA E INFANTÁRIOS

A Academia tem o orgulho de realizar um voo conjunto com outras instituições pedagógicas. Com elas realizamos sonhos, aprendemos e ensinamos a voar no fantástico mundo da música.

 

Parcerias pedagógicas 2021-2022

Escolinha Encantada creche e Pré Escolar
Prof. Ricardo Figueiredo
Inscrição Presencial

Creche e Jardim de Infância Dandélio
Prof. Mafalda Camilo
Inscrição Online

Creche e Jardim de Infância Pintaínhos D’ouro
Prof. Pedro Marques
Inscrição Online

Creche e Jardim de Infância N. Sra dos Milagres
Prof. Pedro Marques
Inscrição Presencial

Creche e Jardim de Infância Centro Social de Castelo Viegas
Prof. André Simões
Inscrição Presencial

Jardim de Infância A Previdência Portuguesa
Prof. Pedro Marques
Inscrição Presencial

Jardim de Infância de Montes Claros
Prof. André Simões
Inscrição Online

Creche e Jardim de Infância N. Sra da Anunciação
Prof. André Simões
Inscrição Presencial

Creche e Jardim de Infância N. Sra de Fátima
Prof. André Simões
Inscrição Presencial

Morangos Coimbra
Prof. Ricardo Figueiredo
Inscrição online

Creche Centro Social e Polivalente de Palheira
Prof. João Vinagre
Inscrição Presencial

Centro Escolar de Condeixa – Escola Básica n.º 1
Prof. André Simões
Inscrição Presencial