Rui Gonçalves

Biografia

Rui Manuel Simões Gonçalves nasceu a 9 de Janeiro de 1988 em Pisão (Coja, Coimbra) e é aos 10 anos, na Filarmónica Pátria Nova de Coja, que tem o seu primeiro contacto com a música. É nessa instituição que primeiro o acolhera, que lecciona, desde 2002, aulas de formação musical e iniciação de instrumentos de sopro de madeira.

É licenciado em Professores de Educação Musical do Ensino Básico na E.S.E.C. e concluiu também o curso básico de saxofone no Conservatório de Música de Coimbra, sob direcção do professor Paulo Almeida. Realizou ainda uma Pós-Graduação em Educação Especial.

Tem frequentado acções de formação na Área de Educação e Expressão Musical. Participou em duas Masterclass de saxofone, contactando com saxofonistas como Jean-Yves Fourmeau, Stéphane Laporte, Fernando Ferreira e Manuel Miján. Também realizou uma Masterclass de direcção com o maestro António Saiote.

Para além da sua actividade como membro e formador na Associação Filarmónica Progresso Pátria Nova de Coja, é também membro fundador de ENSAIOSDANOITE – Quinteto Misto de Sopros, do Choral Poliphónico do Alva, e do Quarteto de Saxofones da Associação Filarmónica Progresso Pátria Nova de Coja. É colaborador assíduo de filarmónicas civis portuguesas, bem como de orquestras ligeiras e bandas de covers. Entre os trabalhos discográficos em que colaborou, contam-se: Cantigas de Vida (2004), Electric Willow, Nothing’s Ever Good Enough, (2008), Filarmónica da Associação Educativa e Recreativa de Góis (2009), Anaquim, As Vidas dos Outros (2011, reedição), Ricardo Silva, Semente, 2014.

Foi professor de Saxofone e Clarinete na antiga Academia de Música do Centro Norton de Matos desde 2009, e nas academias da Filarmónica Varzeense e Filarmónica Penelense, desde 2013. Na nova Academia de Música de Coimbra, as suas funções são as mesmas: passar de mão em mão aos seus alunos a mesma dedicação com que aprendeu e se aperfeiçoa continuamente na arte do mundo dos sopros.