Ricardo Silva
Biografia
José Ricardo Cardoso Silva nasceu a 19 de Novembro de 1987 em Pombal. Aos 7 anos começa a tocar guitarra portuguesa, inspirado por seu pai – o seu primeiro grande mestre. É aos 14 anos que se estreia como guitarrista – para não mais parar. Acompanhou fadistas por todo o país e trabalha com mestres como Ricardo Dias, Fernando Marques, Bruno Costa, Jorge Gomes e José Santos Paulo.
Em 2004, o reconhecimento oficial do seu virtuosismo começa: é o 2º lugar (classe de instrumentistas) que granjeia – para, no ano seguinte, vir a alcançar o 1º lugar.
A paixão dedicada à guitarra portuguesa e à música, partilhada com o seu pai e com o seu irmão, João Silva, vale-lhes a Medalha de Ouro de Mérito Cultural, atribuída pela Câmara Municipal de Pombal.
Sendo licenciado em Professores de Educação Musical do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação de Coimbra e tendo adquirido o grau de mestre em Ensino de Educação Musical do Ensino Básico na mesma instituição, a sede de superação e de encontro com a guitarra portuguesa leva-o a mais degraus: em 2013 conclui o 8º grau do curso de Guitarra Portuguesa no Conservatório de Música de Coimbra e a Licenciatura em Guitarra Portuguesa na Escola Superior de Artes Aplicadas, em Castelo Branco, desta feita com o mestre Custódio Castelo. Neste momento, frequenta o Mestrado em Guitarra Portuguesa na mesma instituição.
Como todas as paixões, também a sua pela guitarra portuguesa é inquieta. Por isso, o seu caminho é feito de diversos projectos, que passam por linhas próximas do Fado, sem o medo de saltar fronteiras e explorar sonoridades outras. Na nossa Academia, a sua casa é uma e muitas: a guitarra portuguesa, que senta no colo com o cuidado da memória e a virtude do futuro.