Mafalda Camilo
Biografia
Natural de Coimbra, iniciou a sua actividade musical em 1994 no Coro dos Pequenos Cantores de Coimbra, sob a orientação do Maestro José Firmino de Morais Soares.
É no ano de 2005 que ingressa no Conservatório de Música de Coimbra (CMC), onde frequentou o Curso Complementar de Canto nas classes das Professoras Maria Helena Melo e Faro e Isabel Melo e Silva. Em 2008, participou no VII Estágio da Orquestra e Coro de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música -Oj.com, sob a direcção artística do Maestro Nicholas Kok, com lugar na Casa da Música do Porto.
É particularmente produtivo o período que vai de 2005 até 2012, com a participação nas óperas Orfeu e Eurídice (Eurídice), de C. Gluck, Vénus e Adónis (Vénus e Cupido), de J. Blow, Acis e Galatea (Galatea), de G. F. Händel, As Bodas de Fígaro (Condessa Almaviva), de W. A. Mozart, Dido e Aeneas (Belinda), de Henry Purcell – produções integradas no trabalho da classe de conjunto O Canto e o Drama, do CMC, orientada pelos professores Isabel Melo e Silva e Júlio Dias.
De 2009 até ao presente ano tem vindo a apresentar-se em concerto como membro integrante do Ensemble Vocal Adarte, sob a direcção musical dos Professores Paulo Bernardino e Isilda Margarida, na interpretação de obras de Pedro de Cristo, Manuel Faria, José Firmino, Pedro Miranda, Paulo Bernardino, entre outros. Com o mesmo Ensemble destacou-se, enquanto solista, em Dixit Dominus, de G. F. Händel, em colaboração com a Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo Maestro António Vassalo Lourenço, por ocasião do Festival de Música de Coimbra, em Dezembro 2010 e, em 2014, em Stabat Mater em Re, de Luís Cardoso.
É Licenciada em Estudos Artísticos, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Mestranda em Estudos Musicais na mesma instituição. Colabora ainda com o núcleo de investigação de Música no Período Moderno do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), em Lisboa.
Na Academia de Música de Coimbra, é professora de canto e ensinará o canto e o encanto da voz como instrumento.