Jorge Correia

Biografia

Iniciou os seus estudos de música na Escola Profissional de Arte de Mirandela onde concluí o 8º grau do Curso de Instrumentista de Cordas.

Em 2001, ingressa no ensino superior da Universidade de Évora, sendo aluno na classe de violoncelo do Prof. Levon Mouradian. Trabalhou com solistas como Max Rabinovitsj, Liliane Bizinech, Bruno Pasquie, Miguel Borges Coelho, Jed Barahal, Pedro Brumester, Levon Mouradian, Chao Bin e Aliaksandr Znachonak. Colaborou com várias orquestras como: Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do Norte, Orquestra Clássica de Coimbra, entre outras. Trabalhou com maestros como: Ernst Schelle, António Lourenço, Gary Daverne, Christopher Bochmann, António Saiote, Luís Carvalho, Max Rabinovitsj entre outros. Fez parte do ”Cinema Ensemble”de Rodrigo Leão no albúm “Voltar”. Em Fevereiro de 2009, trabalha com a pianista Kaoru Tashiro, num concerto encomendado pela Embaixada do Japão. Ao longo do tempo trabalhou com vários artistas portugueses e internacionais: Beth Gibbons (Portishead), Jose Carreras,Vitorino, Janita Salomé, Jorge Palma, Tim (Xutos e Pontapés), Carminho, Bernardo Sassetti, Filipe Raposo, Paulo Carvalho, Boss Ac, Nancy Vieira, João Gil, Luís Represas e Rui Veloso. Frequentou o Mestrado Vocacional de Música – Violoncelo da Classe do Professor Aliaksandr Znachonak na Universidade de Aveiro. Foi coordenador/organizador do Estágio de Orquestra do Conservatório Regional de Coimbra em 2014. Nesse mesmo estágio participou como solista sob a direção do Maestro David Wyn Lloyd.

Atualmente pertence ao Fernando Marques Ensemble, tem um projeto de violoncelo solo chamado O Falso Irmão, é Professor de Violoncelo no Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, na Academia de Música de Alcobaça, Academia de Música de Coimbra e no Centro Norton de Matos – Coimbra.