João Cristóvão

Biografia

Nasce em Coimbra a 5 Agosto de 1987. Aos 10 anos de idade, inicia os seus estudos musicais em Bandolim na escola de música do grupo de cordas “Allegro” com o maestro Manuel Abreu. É com eles que realiza diversos concertos em Portugal, França e Alemanha.

Em 1998, entra no Conservatório de Música de Coimbra, em Bandolim, na classe do professor Flávio Pinho, concluindo com média de 18 valores (em 2006). Inicia o estudo de violino em 1999 com a professora Clara Dias, passando no ano seguinte para a classe do professor António Ramos, concluindo em 2009 o 8º grau de violino.

 No ano de 2000, constituiu com o seu irmão o “Dueto de Cordas Vítor Hugo e João Cristóvão”. Dois anos depois, fundou juntamente com o seu irmão o grupo “San’Tiago Sons da Alma”. Em Setembro de 2006, é convidado como bandolinista a participar com a ORCHESTRUTOPICA, no festival Expresso Oriente em Lisboa.

Em Outubro de 2007, chegava o tempo de iniciar a sua licenciatura de música na Escola Superior de Educação de Coimbra, integrando também o Choral Aeminium, onde participou em diversos concertos da 9ªSinfonia de Beethoven com a Orquestra Filarmonia das Beiras e a Orquestra Clássica do Centro. Em Maio do mesmo ano foi seleccionado para participar no Estágio de Orquestras Jovens OJ. Em Abril de 2008 integra a Tuna Académica da Universidade, a Orquestra dos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra e a Orquestra de Tangos.

Durante todo o seu percurso musical trabalhou sob a direcção de vários maestros, como é o caso de Augusto Mesquita, Virgílio Caseiro, João Ventura, Rui Massena, Nicholas Kok, Michael Zilm, Martin André, Robert Houlihan, Rodolfo Saglimbeni, Ernest Schelle, Luís Carvalho, António Vassalo Lourenço, entre outros. Participou em vários cursos com os violinistas António Ramos e Ángel Sampedro.

No ano lectivo 2010/2011, principia a licenciatura em Música, variante de performance em violino na classe do professor Zoltán Sánta na Universidade de Aveiro. Actualmente, frequenta a classe de violino do professor José Pereira e o mestrado em Música para o Ensino Vocacional.

É profícua a sua carreira como professor. Lecciona violino no Conservatório de Artes do Dão, na Academia de Música de Coimbra, no colégio da Nossa Senhora da Assunção em Anadia e no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz (CAE). Mas não menos a sua carreira artística. Já participou na gravação de vários discos de artistas e bandas portuguesas e, sendo a sua experiência musical bastante diversificada, sendo andarilho desde a música popular até à música erudita, actualmente integra o grupo San` Tiago “Sons da Alma”, “Os 4& Meia” e o quarteto de cordas “Opus Quatro”.

Enquanto professor na Academia de Música de Coimbra, a simpatia e a boa-disposição que já lhe conhecemos nunca é confundida com satisfação: pedir mais aos alunos é prova de confiança neles e embalo para saltos sempre maiores.