Gaita de Foles

A gaita de foles (também chamada de musette – o que nos leva de imediato para o universo da música enquanto prodígio das musas), é um instrumento de sopro.

Com uma história longa e abundante, a gaita de foles foi um instrumento de guerra e, em função dessa utilização militar pelos exércitos britânicos, a gaita de foles acabou por, certeira ou erradamente, ficar ligada no imaginário popular, às ilhas britânicas.

A história da pintura revela-nos que o seu timbre agrada tanto às populações mais modestas, como seria o caso da Idade Média, quanto às populações ditas de elite, sobretudo quando o instrumento sofre um processo de sofisticação durante o Renascimento e durante o Barroco. E como a história tem uma faceta irónica, com a chegada dos instrumentos de metal, a gaita de foles regressa às mãos populares.

O que gera outra ironia: a gaita de foles acaba por ser extremamente bem preservada precisamente por estar adstrita a determinados círculos, normalmente pastoris. Talvez por esse motivo, hoje em dia haja quem defenda a sua íntegra preservação – mas também quem a recrie, buscando nela um timbre rico, altamente agudo. 

Tipo de aprendizagem

– INDIVIDUAL
– GRUPO (MAX. 2 ALUNOS)

Professores