Renato Costa

Biografia

O autodidactismo marcou a relação de Renato Costa com a música. É aos 15 anos que começa a tocar bateria, por influência confessa de bandas como Guns n’ Roses, The Clash, Metallica, Megadeth.

Em 2002, acontece a sua estreia em palco – e, finalmente, um ano depois, decide ter aulas de bateria, para aperfeiçoar o que começara a aprender sozinho.

É clara a influência de seu pai e de sua irmã mais velha nos gostos musicais que ajudaram a formar o seu palato musical: Pink Floyd, Genesis, Sérgio Godinho, Madredeus, são apenas alguns dos nomes que habitam a sua memória afectiva e que povoaram a sua infância e adolescência.

Nos anos de 2005/2006, foca a sua atenção no Jazz, para poder complementar o seu natural perfil vocacionado para o Rock, na Associação Cultural Sítio de Sons, onde começa, em 2011, a ensinar Bateria. No mesmo ano frequenta o curso superior de Jazz da Universidade de Évora.

Actualmente é professor de Bateria na Academia de Música de Coimbra e contamos com o seu olhar particular sobre a aprendizagem para ajudar os nossos alunos através do equilíbrio entre a liberdade autodidacta e a responsabilidade da aprendizagem sistemática que o marcaram.